quarta-feira, janeiro 30, 2008

Inland Empire (David Lynch, 2007)



Em circunstâncias mais ou menos normais -- como se isso fosse possível --, eu costumo gostar dos filmes do David Lynch. Gostei muito de "Uma História Real", fiquei bastante incomodado com "Estrada Perdida" e achei "Mulholland Drive" sensacional.

Mas confesso que não consegui entender a troco do quê ele retomou em "Inland Empire" o mesmo tema de "Mulholland Drive", com uma abordagem ainda mais radical.

Não consigo entender o que ele ganha esteticamente "permitindo" que seu filme enlouqueça junto com sua personagem principal.

Eu acho genial a idéia de tornar os personagens de um filme que é um remake de um outro, rodado no Leste Europeu, prisioneiros de um mesmo universo particular. Mas, para quê deixar que tudo e todos enlouqueçam? Só para dizer que é um filme de David Lynch?

Por último, a pergunta que não quer calar: o que significa aquela sitcom com coelhos entediados? Uma espécie de Alice No País Das Maravilhas às avessas?

Vai saber...

Dessa vez, foi Laura Dern quem colocou dinheiro na mão de Lynch para viabilizar um filme, e ele nos brindou com essa colcha de retalhos que se perde em seus próprios meandros.

Será que ele consegue achar algum produtor louco o sufuciente para patrocinar sua próxima aventura? Posso estar enganado, mas algo me diz que, depois de "Inland Empire", vai ser difícil para David Lynch achar investidores para seus projetos.

Agora, justiça seja feita: a abertura e o encerramento do filme são sensacionais.

Já as duas horas e meia de recheio...

Nenhum comentário: