sábado, novembro 14, 2009

"(500) Days Of Summer" (de Mark Webb) 2009


"(500) Days Of Summer" é, desde já, um dos filmes mais intrigantes e surpreendentes deste ano.

É uma comédia romântica absolutamente atípica, que subverte todos as convenções do gênero, mostrando de forma (nem sempre) cronológica os 500 dias de um romance que só aconteceu para valer na cabeça de uma das partes envolvidas -- no caso, o arquiteto e dublê de redator de cartões comemorativos Tom Hansen , interpretado por Joseph Gordon-Levitt, ex-ator mirim que todos devem lembrar da antológica série de TV "Third Rock From The Sun".

Seu objeto de desejo é Summer Finn, uma all-american girl encantadora, interpretada por Zooey Deschanel, que esbanja leveza existencial e despreendimento afetivo, mas não consegue esconder seu lado sombrio muito atrapalhado, que é justamente o que faz com que sinta-se atraída pelo jovem arquiteto interrompido.

O romance entre os dois é mostrado de forma leve e fragmentada, em segmentos indicando "Dia 6" ou "Dia 426". Apesar disso, consegue fugir brilhantemente de todas as armadilhas que normalmente tornam roteiros assim esquemáticos e desinteressantes. Ambientado em uma Los Angeles quase irreconecível -- onde o sol raramente aparece, e chove muito --, "(500) Days Of Summer" integra o tom agridoce do romance dos jovens amantes a uma cidade que insiste em não brilhar em momento algum, e mesmo assim não consegue acomodar bem seus personagens.


É um filme delicado, divertido, e em tom menor, que escapa com galhardia do festival de gags contínuas que assola as comédias românticas atuais, na medida em que não está na pauta de preocupações de seus roteiristas usar os truques que aprenderam em séries de TV, onde o desafio é sempre induzir o telespectador a, pelo menos, duas gargalhadas por minuto,

A maior de todas as virtudes de "(500) Days Of Summer" é, sem dúvida, conseguir agradar tanto platéias de "sundancers" quanto platéias comuns, graças a um roteiro engenhoso e agradável e uma direção extremamente inteligente. Tenham certeza que muitas comédias românticas com perfil semelhante a esta devem surgir nos próximos meses, como contraponto -- talvez até como antídoto, devidamente aprovado pela Indústria Cinematográfica -- às grosserias de blockbusters trash recentes como "Hangover" e afins.

"(500) Days Of Summer" é, portanto, um pequeno grande filme que chega na hora certa para colocar um pouco de ordem no galinheiro da outrora "boa e saudável comédia americana", que parecia perdida em algum ponto obscuro do Século 20, e agora está de volta, revigorada, pronta para encarar o Século 21.



Direcão: Marc Webb
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Diretor de Fotografia: Eric Steelberg
Edição: Alan Edward Bell
Música: Mychael Danna e Rob Simonsen
Desenho de Produção: Laura Fox
Produção: Jessica Tuchinsky, Mark Waters e Mason Novick
Lançamento: Fox Searchlight Pictures
Duração: 96 minutos.
Elenco: Joseph Gordon-Levitt (Tom), Zooey Deschanel (Summer), Geoffrey Arend (McKenzie), Chloë Grace Moretz (Rachel), Matthew Gray Gubler (Paul), Clark Gregg (Vance), Rachel Boston (Alison) e Minka Kelly (Autumn).

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!