domingo, novembro 01, 2009

"Gran Torino" (de Clint Eastwood) 2008


Clint Eastwood passou a maior parte de sua vida como ator refazendo "Shane", do George Stevens. Seu personagem é sempre o anjo da morte que sai do nada para colocar ordem numa situação em que "enviados do mal" dominam a cena. Ao final de cada uma dessas fábulas moralistas, ele retorna invariavelmente ao nada de onde veio.

É sempre assim. Tanto nos westerns -- "O Estranho Sem Nome", "Josey Wales", "Pale Rider" e "Unforgiven" -- quanto nos policiais da série "Dirty Harry" e agregados.

Em "Gran Torino", que acabo de rever em DVD, Clint Eastwood retoma esse personagem habitual, mas se distancia da ética protestante que pontuou todos os seus trabalhos anteriores, para bater de frente com os dogmas do catolicismo, e então sair em busca de uma cara legitimamente americana para ele.

Curiosamente, enquanto seguiu a cartilha de herói trágico protestante, seus personagens agiram como mortos-vivos do início ao fim de seus filmes, e jamais morreram no final -- até porque talvez já estivessem mortos há muito tempo.

Em "Gran Torino", no entanto, ele começa morto-vivo, aos poucos redescobre a vida, e então opta por morrer de forma absolutamente catártica.

Não vou me surpreender se Clint Eastwood resolver interpretar um padre em um de seus próximos trabalhos.


Dirigido por Clint Eastwood
Escrito por Nick Schenk
Baseado em uma estória de Dave Johannson e Mr. Schenk
Diretor de Fotografia: Tom Stern
Edição: Joel Cox e Gary D. Roach
Música: Kyle Eastwood e Michael Stevens
Desenhista de Produção: James J. Murakami
Produzido por Clint Eastwood, Robert Lorenz e Bill Gerber
Um lançamento Warner Brothers Pictures
Duração: 116 minutos.
Elenco: Clint Eastwood (Walt Kowalski), Bee Vang (Thao Lor), Ahney Her (Sue Lor) e Christopher Carley (Father Janovich)

Nenhum comentário: