sábado, janeiro 21, 2006

Robert Redford Comemora Os 25 Anos Do Sundance Film Festival

PARK CITY, Utah - O Festival de Cinema de Sundance começou com o seu fundador, Robert Redford, relembrando 25 anos de cinema independente e uma época em que ficava nas esquinas implorando às pessoas que viessem ver os filmes.

O festival, que é patrocinado pelo Instituto Sundance de Redford, cresceu a ponto de se tornar o principal evento de cineastas independentes nos Estados Unidos. Hoje atrai milhares de fãs de cinema para Park City, uma cidade montanhosa a leste de Salt Lake City, e obter ingressos não é coisa fácil.

Muitos dos filmes aqui representam alguns dos maiores nomes de Hollywood. O drama que abriu a noite de quinta-feira, "Friends with money", traz Jennifer Aniston, Catherine Keener, Joan Cusack e Frances McDormand. Todo o elenco estava presente na première do filme.
Em suas declarações durante a cerimônia de abertura do evento, Redford lembrou que o instituto está celebrando seu 25º aniversário, e falou sobre seus programas que estimulam roteiristas e diretores. O instituto ajuda-os a transformar idéias cruas em roteiros e filmes.

- Muita gente ignora que o coração do Sundance é o instituto - disse ele. O Sundance trouxe público a produções como ''Sexo, mentiras e videotapes'', de 1989, que lançou o diretor Steven Soderbergh, e ''Hora de voltar'', de 2004, que mostrou ao mundo o talento do ator Zach Braff na direção e no roteiro.

- Filme independente é, quando você pára para pensar, algo bem americano - disse, acrescentando que o legado do cinema independente (filmes feitos fora do circuito de Hollywood) dará uma voz a noções de liberdade e ao direito de discordar.

Redford, que é conhecido por seu ativismo político tanto quanto por sua atuação, disse que com cinco anos de vida, os cineastas do Instituto Sundance precisaram de um lugar para mostrar seus filmes porque Hollywood simplesmente não os escutava.
Assim, o festival nasceu da necessidade, e no primeiro ano apenas 30 filmes foram exibidos em dois cinemas. Entre 300 e 400 pessoas compareceram, disse Redford.

- Nos anos iniciais, não havia praticamente público - disse.

Redford, cuja filmografia inclui "Butch Cassidy" e "Nosso amor de ontem", admitiu que ficava nas ruas para atrair as pessoas para os cinemas.

Esse não é mais o caso, claro, e na première de "Friends with money" não havia uma só cadeira no cinema vazia. Fotógrafos tiravam fotos de Redford e Aniston e espectadores torciam o pescoço para tentar ver as estrelas.
"Friends with money" é significativo não tanto por seu elenco, mas porque sua diretora e roteirista Nicole Holofcener ganhou fama em 2001, quando seu "Lovely & amazing" foi mostrado em Sundance.

O filme, no qual as quatro protagonistas fazem os papéis de velhas amigas que estão em vários estágios de felicidade, raiva, depressão e insegurança, resume muitos dos filmes que estão sendo exibidos este ano no Sundance, disse o diretor do festival, Geoffrey Gilmore.

Nem todos os 120 filmes que serão exibidos aqui durante os dez dias de festival vão agradar o público. Mas Redford disse que é assim que deve ser.
Os filmes são selecionados para o festival para que vozes novas e originais possam ser escutadas, disse. O Sundance é um fórum de idéias e histórias, não importa se o público gosta delas ou não.

- Nós mostramos - disse Redford. - E vocês decidem.

Nenhum comentário: